sábado, 27 de agosto de 2016

CHOUPANA

Gosto muito da culinária praticada na região Norte do Brasil. Em Manaus, capital do Amazonas, há dois restaurantes que frequento quando tenho uma oportunidade. Um deles é o Choupana.
Restaurante: Choupana
Endereço: Avenida Mário Ypiranga, 790, Adrianópolis, Manaus, AM.
Telefone: +55 92 3635 3878
Web: http://www.choupanarestaurante.com.br/
Data: 03/03/2016, quinta-feira, almoço.
Ambiente: fica em uma casa com tijolo aparente, dividida em ambientes maiores e menores, além de um mezanino. Um aquário divide um dos salões. Mesmo sendo um restaurante para se apreciar a comida, indefectíveis telões de televisão estão ligados permanentemente. Comporta desde grupos enormes, quanto refeições mais intimistas. 
Especialidade: culinária regional.
Cardápio: peixes de rio em diversas formas de cocção. Pratos feitos com tucupi também se destacam no menu.
Serviço: atencioso, prestativo. Estava sozinho, queria comer um prato que servia duas pessoas e fizeram meia porção para mim. Para amenizar a demora na chegada do prato, ofereceram um delicioso caldinho de tambaqui.
O que bebi: uma lata de 350 ml de Coca Cola Zero.
O que comi: iniciei com a cortesia da casa, uma canequinha com caldo de tambaqui. Embora temperado com muito coentro, algo onipresente na culinária nortista, o gosto forte do tambaqui amenizou o sabor da erva. Forte, aromático, forrou bem meu estômago na espera do prato principal, que demorou a chegar. Pedi um tambaqui no tucupi. Mesmo sendo meia porção, veio super bem servido. Também com muito aroma, chegou fumegando à mesa. Veio em uma bonita louça de porcelana. O garçom me serviu em prato fundo, super necessário por causa do caldo do tucupi. O prato tem um visual feio, mas seu sabor é fantástico. A parte mas gostosa do tambaqui, a costela, estava mergulhada no tucupi e foi servida com muito jambu, aquela verdura que adormece lábios e língua, oferecendo uma sensação estranha e gostosa na boca. Acompanhou o prato arroz branco, totalmente sem tempero, o que é proposital, para ser misturado no caldo do tucupi e pegar seu sabor. Na mesa, a farinha de uarini, que parece uma ova de peixe. Feita da mandioca, tem formato de bolinha e é bem dura ao mastigar, mas cumpre um papel preciso ao absorver o tucupi, lhe conferindo um gostinho azedinho muito próprio. Estava tão bom que comi tudinho.
Valor total da conta: R$ 106,37, incluído o serviço, sem bebida alcoólica. Conta paga com cartão de crédito.
Minha nota: 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário