sábado, 24 de novembro de 2018

KATZ'S DELICATESSEN - NEW YORK


Restaurante: Katz's Delicatessen
Endereço: 205 East Houston St, New York, USA.
Data: 03/11/2018, sábado, jantar.
Especialidade: lanches rápidos, dos quais o mais famoso é o sanduíche de pastrami.
Ambiente: salão grande, com paredes azulejadas, mesas de fórmica, iluminação fria e branca. Um balcão enorme serve para o cliente fazer seu pedido. Por trás deste balcão estão os empregados que preparam os sanduíches. Preserva algumas características na decoração da data de sua inauguração em 1888. No meio do salão, pendurado no teto, há um display redondo mostrando onde aconteceu a cena do filme Harry e Sally - Feitos Um Para O Outro (When Harry Met Sally) em que a personagem vivida por Meg Ryan finge ter um orgasmo. No cartaz está escrito: "Where Harry Met Sally... Hope You Have What She Had - Enjoy!" (Onde Harry encontrou Sally... Esquero que você tenha o que ela teve - Aproveite!).
Serviço: não há serviço de garçom, informação que recebemos ao entrar no estabelecimento. Assim que entramos, nos deram uma cartela para marcação de nossos pedidos. Cada um deve se dirigir ao balcão. Não há uma fila organizada. São seis posições para os sanduíches. A posição 1, mais perto da entrada, estava meio tumultuada. Vi que a posição 5 não tinha ninguém. Fomos atendidos assim que chegamos nela. O empregado era experiente, preparando nosso sanduba de maneira rápida. Em frente a cada um destes empregados fica um copo de plástico onde os clientes colocam gorjetas. Passei batido, mais uma vez. Depois de pronto, para pegar bebida, há uma posição específica. Com tudo em bandeja, foi a vez de procurar uma mesa vazia, o que havia mais ao fundo do salão. Quando terminamos de comer, pegamos a cartela marcada pelos empregados que nos atenderam no balcão, levantamos e fomos até o caixa, na saída do local.
Bebida: bebi duas duas latas de Pepsi Cola (U$ 2,95 cada), sendo a segunda para tentar tirar da boca o forte gosto de gordura do sanduíche de pastrami.
Comida: fomos ao local por causa da fama de seu sanduíche de pastrami, assim, não havia como fazer outro pedido: Katz's Pastrami Hot Sandwich (U$ 22,45). Confesso que fiquei decepcionado. Muito pastrami entre duas fatias de pão de forma, que nem na chapa foram passadas. O pão estava frio e seco. O hot do nome do sanduba é pela carne, muito gordurosa, tornando o prato enjoativo. Para mim, foi difícil comer a metade! A quantidade é enorme, o que me fez lembrar do sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo (que também acho enjoativo). Acompanha o sanduíche um pratinho com quatro pepinos, sendo dois deles em conserva e dois crus. Os pepinos cumprem a função de limpar a gordura do paladar, amenizando o sabor gorduroso e pesado, mas não ameniza muito. Vi gente devorando tudo, colocando maionese e ketchup, ambos disponíveis nas mesas. Só de ver, fiquei sem vontade de terminar o meu.
Valor total da conta: U$ 61,73, para duas pessoas. O pagamento é feito direto no caixa, na saída do restaurante. Pagamos em dinheiro.
Minha nota: 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário