domingo, 3 de fevereiro de 2019

XODÓ - BELO HORIZONTE, MG


A experiência: o Xodó da Praça da Liberdade é mais velho do que eu. Foi uma lanchonete cool, perdeu a áurea dos anos 60/70/80 com a chegada das redes internacionais de fast-food a Belo Horizonte, mas o endereço da praça resistiu e resiste até hoje, mesmo tendo sido colocado à venda em meados de 2018, ano em que completou 55 anos de existência. Lembro-me de minha adolescência, quando ia à Praça da Liberdade para passear, passando no Xodó depois para tomar um milk shake. Depois de muito tempo sem frequentar a lanchonete, que alterou bastante seu cardápio para competir com as demais redes de fast-food, aproveitei que estava na Praça da Liberdade para ver um ensaio de bloco de carnaval, fazendo hora para uma sessão e cinema no Belas Artes, e parei no Xodó para lanchar. Na verdade, um almoço. Era perto de 13 horas e tinha movimento, a maioria comprando sorvete. Pedi o combo Big Xodó (R$ 36,90), composto por um sanduíche + fritas + refrigerante. Fiz o pedido, paguei, escolhi o Guaraná Zero como refri. A atendente disse para eu me sentar, tomando meu nome para chamar-me quando estivesse pronta a minha bandeja. Tardou uns 15 minutos para eu ser chamado. Sentei no salão lateral, decorado com fotos de ipês roxos floridos em diversas partes da cidade. A batata frita foi feita na hora. Chegou quente, crocante por fora e macia por dentro. O sanduíche, também feito na hora, estava mal montado, sem alinhamento dos ingredientes. Assim, uma parte de um dos dois hambúrgueres ficava para fora do pão de gergelim, que era macio e conseguiu segurar os ingredientes que insistiam em sair. O molho, colocado apenas em um lado do pão, pingou na minha mão, fazendo uma verdadeira lambança. O diferencial do sanduba é o queijo, que não é o cheddar que domina nas demais redes de fast-food. Aqui era o queijo prato, mais firme, menos gorduroso, harmonizando melhor com a carne, com a cebola, o tomate e a alface. Apesar da lambança e do visual feio por causa da montagem, no paladar estava bom. Satisfeito, fui ver mais um filme concorrente ao Oscar 2019.
Restaurante: Xodó
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1.364, Praça da Liberdade, Belo Horizonte, MG.
Data: 27/01/2019, domingo, almoço.
Valor total da conta: R$ 36,90. Pagamento com cartão de crédito.
Minha nota: 6,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário