terça-feira, 12 de dezembro de 2017

CENTRAL CEVICHERÍA

Restaurante: Central Cevichería
Endereço: Carrera 13 # 85 - 14, Zona Rosa, Bogotá, Colômbia.
Fone: +57 1 644 7766
Web: https://centralcevicheria.com/
Data: 28/10/2017, sábado, jantar.
Especialidade: gastronomia colombiana, com destaque para os ceviches.
Chef: Andrew Blackbourne
Ambiente: restaurante grande, com uma disputada varanda, que fica próxima da calçada, um balcão de espera de frente para as grelhas, sendo possível ver os cozinheiros assando aromáticas arepas, e um salão no segundo piso. A decoração tem elementos marinhos, com peixes de madeira e frases que informam que o restaurante compra de quem faz pesca sustentável.
Serviço: chegamos sem reserva, por volta de 22 horas, em dia chuvoso. Fomos recebidos por uma simpática recepcionista que nos acomodou no balcão, onde esperamos uma mesa vagar, o que demorou cerca de 20 minutos. Garçons simpáticos, atenciosos e pacientes para explicar toda a carta. Os pratos não demoraram a chegar à mesa.
Bebida: fui de um clássico sem álcool da Colômbia: limonada de coco (COP 6.500). Estava com muito gelo, o que atrapalhou sentir o seu sabor. Era uma noite fria, não sendo necessária a quantidade de gelo que serviram no copo.
Couvert: como cortesia, serviram uma porção de arepas, comida típica colombiana, que vai bem com tudo. À base de farinha, foi servida levemente tostadas, acompanhadas por um molho picante de tomate e uma pequena porção de manteiga. Gostosa e potente. Sugeriram, e aceitamos, uma porção de patacones (COP 10.900), outro prato típico muito consumido em toda a Colômbia. São discos fritos feitos com banana verde amassadas. Estavam um pouco gordurosos, mas consistentes. Geralmente não têm sal, ideal para acompanhar carnes e peixes com caldo.
Prato principal: decidi fazer da entrada meu prato principal. Não tive dúvidas em pedir o carro chefe da casa, ou seja, o ceviche. Na carta havia doze opções, sendo seis picantes e seis não picantes. O preço varia de acordo com sua escolha da proteína: peixe de água salgada, camarão, polvo ou misto (o cliente pode eleger as proteínas que quiser). Escolhi o misto Al Tigre (COP 22.900), da seção de não picantes. Mesmo para uma entrada, era um porção abundante, servida em uma taça daquelas de tomar sorvete das décadas de sessenta e setenta. Tinha peixe branco, polvo (bem macio), camarões pequenos, milho (muito macio), cebola roxa (cebolla ocañera), tomate e toques cítricos. O leche de tigre era mais suave do que o servido em ceviches peruanos, com sabor cítrico bem discreto, o que me permitiu distinguir melhor os ingredientes do prato. Gostei muito.
Valor total da conta: COP 388.526, para quatro pessoas, incluída a gorjeta sugerida na própria conta. Pagamento em dinheiro.
Minha nota: 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário