quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

EL MEJOR AJIACO DEL MUNDO - ANTIGUA SANTA FÉ

RestauranteEl Mejor Ajiaco del Mundo - Antigua Santa Fé
Endereço: Calle 11 # 6 - 20, La Candelaria, Bogotá, Colômbia.
Fone: +57 1 566 6948
Data: 30/10/2017, segunda-feira, almoço.
Especialidade: culinária colombiana, com destaque para o ajiaco.
Ambiente: fica no centro histórico de Bogotá, a poucos metros da imponente Plaza de Bolivar, em um trecho repleto de pequenos restaurantes que vendem comida típica colombiana. O restaurante fica em uma casa apertada, com entrada estreita, ocupando dois pisos. Na porta parede ao lado da porta está o antigo nome da casa, que hoje passou a ser um nome coadjuvante: Antigua Santa Fé. No térreo, além do pequeno salão principal, fica também a cozinha e um balcão. Decoração bem simples. Restaurante concorrido, especialmente na hora do almoço, onde locais e turistas disputam mesas para apreciar o melhor ajiaco do mundo.
Serviço: como muita gente entra para comer o ajiaco, o serviço é rápido, com pratos chegando à mesa fumegando em menos de dez minutos. Garçons sem firulas, que cumprem corretamente seu papel.
Bebida: almoço rápido, pedi uma Coca Cola Zero garrafa de 350 ml (COP 3.500).
Principal: não tive dúvidas, estava ali para experimentar o melhor ajiaco do mundo, pedido idêntico para todos da nossa mesa: ajiaco santaferreño (COP 22.000). O prato é super bem servido, ao ponto de nenhum de nós ter conseguido comer tudo. Concluímos que um prato serve tranquilamente duas pessoas. Em uma cumbuca grande veio servido o ajiaco, prato típico bogotano, que parece uma sopa, mas bem espessa. Na cumbuca, um caldo grosso feito com três tipos de batatas locais (sabanera, pastusa e criolla), frango desfiado, alcaparras, creme de leite (só por cima, sem ser enjoativo), mazorca (milho cozido servido no sabugo, que estava macio), e guasca, uma erva muito consumida no país, que dá uma levantada no sabor incrível. Servidos à parte, vieram arroz branco e uma fatia de abacate. O ajiaco realmente é muito bom, com excelente tempero. Potente, é propício para ser apreciado em dias mais frios. Assim que comecei a comer, o calor interno provocou um suadouro imediato. O abacate estava bem cremoso e suave, funcionando como uma espécie de "limpador" da potência do creme de batatas. Aprovadíssimo.
Valor total da conta: COP 125.400, para quatro pessoas, já incluída a gorjeta sugerida pela casa. Pagamento em dinheiro.
Minha nota: 8,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário