quinta-feira, 13 de julho de 2017

GOOD FOOD - SLASTICARNICA ZAGREB

A experiência: quando estamos viajando, aproveitamos ao máximo o dia, especialmente em longas caminhadas sem rumo. Domingo, dia 30 de abril, foi assim em Zagreb. O céu estava lindo, embora o vento frio ainda insistia em aparecer. Primavera fria croata. A fome deu sinal de vida quando estávamos passeando na Cidade Alta, mas não encontramos nenhum restaurante aberto por aqueles lados. Vimos dois ou três bares e uma pequena mercearia. Nada que nos chamou a atenção. Resolvemos voltar para a área próxima ao nosso hotel. Já eram quase 16:30 horas quando resolvemos parar em uma hamburgueria com nome em inglês: Good Food. Ambiente com decoração moderna, cardápios em croata e em inglês, sem garçons. Você escolhe no balcão, faz o pedido e espera ser chamado. Embora seja uma hamburgueria, há opções de saladas e tortillas, além de sobremesas. O salão é pequeno, com mesas altas, o que provoca às pessoas sentar, comer e ir embora, pois torna-se incômodo para qualquer pessoa se ficar sentado naquelas cadeiras altas por muito tempo. Sucos em pequenas garrafas de plástico (250 ml) nos chamaram a atenção. Nós dois escolhemos o mesmo sabor: squeezed grapefruit, ou seja suco de toranja espremida (ou pomelo, como dizem os de língua espanhola). A elaboração do suco é da própria hamburgueria. Cada garrafinha custou Kn 15. Na boca me decepcionou um pouco, pois esperava aquele sabor amargo, bem marcante da toranja. Para comer, meu companheiro escolheu uma espécie de degustação dos três sanduíches de maior saída do local, o 3 Color Burgers (Kn 42). Três mini hambúrgueres que são servidos em uma charmosa tábua de madeira. Os hambúrgueres, todos vendidos individualmente em tamanho normal, foram o White GF***, o Red-Green Hot Chilly Peppers, e o Black Italian Job. Eu fui de um mais tradicional no paladar, escolhendo o King of BBB (Kn 39). Também servido em uma tábua de madeira, seu recheio tinha um hambúrguer de 200 gramas, queijo cheddar, tomate cortado em rodelas, alface (a parte mais crocante), bacon crispy, maionese, picles e molho barbacoa. Muito semelhante a um sanduba vendido no Burger King. O tomate, para variar, fez uma lambança na mesa e sujou minha roupa. O pão era bem macio, mas não cumpriu a função essencial de segurar o portentoso recheio. A mistura de maionese, picles e molho barbacoa foi excessiva. Pelo menos a carne estava bem temperada e gostosa. Acho que meu companheiro se deu melhor. Os mini sanduíches eram mais fáceis de se levar à boca, eram bonitos de se ver e ele aprovou os recheios, sem fazer nenhuma lambança. Fica a dica!
Restaurante: Good Food
Endereço: Nicole Tesle, 7, Zagreb, Croácia.
Data: 30/04/2017, domingo, almoço.
Valor total da conta: Kn 111, para duas pessoas, sem gorjeta. Conta paga com dinheiro.
Minha nota: 6.

Resolvemos fazer como os croatas, saindo dali para comer a sobremesa e tomar um café em outro local. Mas antes fizemos mais uma longa caminhada, conhecendo algumas das praças bem cuidadas da cidade. Paramos em uma movimentada sorveteria, tradicional em Zagreb. Há mesas no interior, no piso superior, ou na calçada em frente, onde ficamos, com um providencial aquecedor de ambiente por perto. Para pedir o sorvete, fomos até o balcão, escolhemos os sabores, e fomos para a mesa, pois um garçom nos levaria os dois pedidos. O tamanho menor custa Kn 16 com direito a escolher até dois sabores. Eu pedi avelã e laranja, enquanto meu companheiro escolheu chocolate e pistache. Em Zagreb se fuma em qualquer lugar. Assim, nas mesas do deque da calçada o que mais tinha era gente fumando. Um garçom mal humorado nos trouxe os sorvetes, quando pedi um espresso (Kn 18) e uma garrafa de Coca Cola Zero de 250 ml (Kn 15). O meu sorvete estava muito bom, especialmente o de laranja, com a acidez característica se destacado no paladar, sem incomodar, sem ser agressivo. Meu companheiro não gostou do sabor pistache, dizendo que lhe faltava algo. Depois de algum tempo, chegou o café, junto com o refrigerante. Chegou frio e muito forte. Lição tirada: café não se pede quando estamos em um local muito frio e nos sentamos no lado externo. A probabilidade de chegar frio é perto de 100%.
Restaurante: Slastičarnica Zagreb
Endereço: Masarykova, 4, Zagreb, Croácia.
Data: 30/04/2017, domingo, início de noite.
Valor total da conta: Kn 65, para duas pessoas, sem gorjeta, pois achamos o serviço muito ruim. Conta paga com dinheiro.
Minha nota: 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário