quinta-feira, 17 de agosto de 2017

FONTE

A experiência: trabalho no Centro de Belo Horizonte, onde as opções de almoço são enormes, mas com pouquíssimas cuja relação custo X benefício seja realmente boa. Colegas de trabalho me indicaram um restaurante de culinária macrobiótica. Fui com eles e gostei muito. Tanto é que fui pela terceira quinta-feira seguida ao Fonte, que fica em uma casa dentro da Vila Werneck, um local super agradável. Para entrar na vila, tem que tocar um interfone, onde o restaurante já está identificado. Desta vez, fui sozinho. O local é pequeno e está instalado na última casa da direita da rua à esquerda de quem entra. O Fonte funciona nesta vila desde 1977. Pratica, como já escrevi acima, a culinária macrobiótica, com alimentos orgânicos. Em todas as quintas-feiras em que fui havia duas opções de pratos: o fonte e o oriental, ambos sem proteína animal. Também às quintas, há um prato com tilápia preparada em duas formas: assada ou frita. Não há garçons. Você chega, vai direto ao caixa, faz sua escolha, informa seu nome e espera sentado ser chamado. A composição dos pratos está escrita em uma lousa branca que fica ao lado do caixa. Pedi o prato fonte, sem o arroz integral. Eles chamam esta variedade de complemento (R$ 16,00) e uma tilápia assada ao molho de laranja (R$ 14,00). Para beber, um refresco de banchá (R$ 6,00). Todas as mesas estavam ocupadas, mas ali ninguém se importa em dividir mesa. Fiquei esperando em uma mesa para quatro, dividindo-a com um casal de idosos. Em cinco minutos, chamaram meu nome. Busquei a bandeja na janelinha da cozinha, atrás do caixa, retornando para outra mesa, desta vez ocupada por apenas uma pessoa. No prato havia dois pedaços de abobrinha assada, recheada com tofu ralado, levemente temperado com tomatinho cereja, cujo sabor não me agradou muito, acho que faltou tempero na abobrinha; cenoura e bardana ralados em filos longos, que estavam em ponto crocante; acelga e agrião refogados, com sabor amargo no ponto correto; conserva de rabanete; e cozido de legumes com araruta. Em outro prato estava o filé de tilápia assada coberta por molho de laranja, acompanhada de alface cortada em tiras e uma salada bem refrescante. Gostei muito do cozido, estava bem temperado, e tinha cenoura, repolho, talos de couve-flor, além da araruta, uma raiz muito nutritiva e que é pouco utilizada na nossa culinária. O peixe também foi outro destaque, pela textura, pelo cozimento, e pelo tempero. O molho de laranja era leve, sem agredir o sabor da tilápia. O refresco, chamado de refuresco, é realmente refrescante, especialmente se tomado em dias quentes. Eu sempre como muito rápido, mas ali no Fonte, vendo as pessoas sem pressa alguma, acabo por ser contagiado, comendo mais pausadamente. Na mesa em que me sentei havia um homem que sempre almoça ali. Ele puxou conversa e batemos um ótimo papo sobre o restaurante e a Vila Werneck. O fato de ela estar no centro da cidade contrasta com o ritmo intenso deste mesmo centro, já que é um local tranquilo, gostoso de ficar. Assim que as pessoas terminam de almoçar, elas levam a bandeja com os pratos sujos até uma outra janela, onde os empregados, sempre sorridentes, a recebem para lavá-las. Já escrevi que não sou adepto a este tipo de "faça você mesmo", pois isto retira postos de trabalho. Eu ia deixar minha bandeja na mesa, mas o homem com quem fiquei conversando se ofereceu gentilmente para levar a minha junto com a dele. Aceitei, agradecendo. Para pagar, com a comanda na mão (que lhe é devolvida quando você pega o prato com sua escolha), fui novamente ao caixa. Tudo simples e rápido. Ainda ganhei mais uma assinatura no meu cartão fidelidade. Completando dez refeições acima de R$ 25,00, o cliente assíduo ganha uma refeição de até R$ 30,00.
Restaurante: Fonte de Minas
Endereço: Rua Guajajaras, 619, Casa 13, Vila Werneck, Centro, Belo Horizonte, MG.
Telefone: +55 31 3224 9630
Data: 17/08/2017, quinta-feira, almoço.
Valor total da conta: R$ 36,00. Pagamento em cartão de crédito.
Minha nota: 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário