quarta-feira, 16 de agosto de 2017

LA CHAUMIÈRE EN L'ILE


A experiência: era sábado, dia 06 de maio. Chovia em Paris. Depois de enfrentar uma fila enorme, que andou rápido, para entrar na Catedral Notre Dame, desistimos de entrar em outra fila para subir na sua torre. Tínhamos fome. Resolvemos almoçar ali por perto. Alguns metros e alcançamos a Ponte Saint-Louis, que dá acesso à ilha de mesmo nome. Na esquina da direita, terminada a ponte, está o restaurante La Chaumière en L'ile. A chuva apertou. Era ali mesmo que seria nosso almoço. A especialidade da casa é a tradicional cozinha francesa. Como na maioria dos restaurantes deste tipo de Paris, a calçada em frente é tomada por mesas e cadeiras com espaços diminutos entre elas. Fomos prontamente recebidos. Escolhemos uma mesa no pequeno salão interno, à esquerda de quem entra, espremida entre a parede e o balcão do bar. Não tivemos dúvida em eleger  a chamada formule: entrada, prato principal e sobremesa. Este menu custava  18,50. Para beber, escolhi uma garrafa de 330 ml do refrigerante local, Orangina (  5,50). Para quem não conhece, é um refrigerante à base de laranja, com coloração amarela, cujo sabor em nada lembra a nossa Fanta. Tem mais gosto da fruta. Dentre as opções apresentadas pelo garçom, escolhi os seguintes pratos da culinária francesa:
1) entrada: salade chèvre chaud - clássica salada de folhas verdes com um pequeno queijo de cabra quente no meio. Pedaços pequenos de nozes deram a crocância necessária ao prato. O queijo era de gosto suave, embora com aquele sabor marcante deste tipo de queijo. Bem feito.
2) prato principal: coq au vin - mais um clássico da gastronomia francesa, o famoso frango ao molho de vinho. Chegou rapidamente à mesa, tão logo terminamos nossas entradas. Era razoavelmente bem servido, mas achei a carne um pouco dura. Acompanhou o prato uma guarnição de batatas assadas, que estavam temperadas com ervas. Foi o melhor do prato.
3) sobremesa: tarte tatin - e tome clássico francês, desta feita a tortinha de maçã. Servida morna, tinha uma fina massa, que cumpriu a função de dar suporte ao portentoso recheio de maçã cozida. O melhor do almoço.
Durante a refeição, quatro pessoas foram acomodadas na única mesa que havia disponível no salão interno. Justamente ao nosso lado. Foi uma dificuldade para todos se acomodarem, pois não havia como eles se sentarem sem que nós nos levantássemos. O garçom foi bem gentil, ao perceber que iria interromper nossa refeição, levou os quatro comensais para dentro do bar, de onde acessaram a mesa pelo outro lado. Estávamos tão próximos que parecia uma única mesa. Como sói acontecer em Paris.
Terminei com um bem tirado café espresso ( 2,50).
Quando saímos, havia fila de espera, com mais de dez pessoas aguardando sua vez para também almoçar.
Restaurante: La Chaumière en L'ile
Endereço: 4 Rue Jean du Bellay, ile Saint-Louis, Paris, França.
Telefone: +33 1 43 54 27 34
Data: 06/05/2017, sábado, almoço.
Valor total da conta: € 55, para duas pessoas, incluída a gorjeta. Pagamento em dinheiro.
Minha nota: 7.
Observação: a foto que ilustra esta postagem não é de minha autoria, pois meu celular ficou sem bateria pouco antes de irmos para o restaurante. Baixei do site http://www.isl-paris.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário