quarta-feira, 6 de julho de 2016

EL TINKAL

Um dos ícones da "baixa gastronomia" uruguaia é o sanduíche chivito. Assim, não deixei de provar mais de um na minha estadia de cinco dias em Montevidéu. É claro que pedi indicações para conhecidos uruguaios onde era o mais indicado para experimentar este clássico. Todos foram unânimes em indicar o El Tinkal, que funciona desde 1970.

Restaurante: El Tinkal
Endereço: Calle Dr Emilio Frugoni, 853, Montevideo, Uruguay.
Telefone: +59 8 2418 4705
Website: sem informação.
Wi-fi: disponível mediante senha.
Data: 21/06/2016, terça-feira.
Horário: almoço, de 12:30 às 13:40 horas.
Mesa: ficamos em uma mesa para duas pessoas no salão interno, próxima da janela que tem vista para o Rio de La Plata.
Ambiente: ambiente de bar, com um amplo balcão que ocupa todo o seu lado direito. Mesas de madeira que não têm toalhas, mais um aspecto próprio de bar despojado. Nas paredes informações sobre atrações de cantores e bandas que tocam ao vivo nas noites do lugar. Também frases de efeito estão escritas a giz nas paredes negras.
Especialidade: cozinha de bar, com destaque para os chivitos, que figuram entre os melhores da capital uruguaia.
Serviço: apressado, mas eficiente. Nossos pedidos chegaram rapidamente à mesa.
Cardápio: não é extenso, cuja especialidade realmente são os chivitos.
O que bebi: uma garrafa de 285 ml de Coca Cola (PU$ 70). Ao final, uma xícara de café espresso (PU$ 50), que era muito forte.

O que comi: não queríamos errar, por isso pedimos o clássico da casa, o chivito tinkal acrescido de ovo frito e cebola (PU$ 297), acompanhado de uma porção de papas fritas (PU$ 135). Sanduíche bem simples, mas muito saboroso. O pão no estilo francês, sem esfarelar muito, estava recheado com tomate cortado em rodela grossa, alface (que pedi para não vir em meu sanduíche), lomo (bife de filé mignon que vem macio e inteiro), mussarela, maionese e panceta (bacon), além dos dois itens que acrescentei: a cebola e o ovo frito, cuja gema veio bem passada. O chivito foi servido partido ao meio para facilitar comer com as mãos, embora havia talher na mesa. Sanduíche muito gostoso. O ovo poderia estar com a gema mole, o que daria uma levantada no sabor, mas isto não prejudicou o conjunto da obra. Carne bem temperada, macia, cortava facilmente com os dentes, sem aquele incômodo de morder e todo o bife vir junto na bocada, ficando uma parte para fora. As fritas eram dispensáveis, pois em nada acrescentaram ao sabor final do sanduíche. Para quem é glutão, um sanduíche não mata a fome de forma satisfatória.
Valor total da conta: PU$ 1.040, para duas pessoas, incluído o serviço. Conta paga em dinheiro, embora aceitassem cartões de crédito/débito.
Minha nota: 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário