domingo, 17 de julho de 2016

MANARA

Restaurante: Manara
Endereço: SCRN 706/707, Bloco E, loja 60, Asa Norte, Brasília, DF.
Telefone: +55 61 3273 2324
Website: sem informação.
Data: 09/07/2016, sábado.
Horário: almoço, entre 13:40 e 15:00 horas.
Mesa: éramos duas pessoas. Ficamos em uma confortável e grande mesa de vidro no subsolo do ambiente mais reservado do restaurante.
Especialidade: culinária libanesa.
Serviço: muito bom, eficiente, rápido, sem firulas, atencioso, cordial. Como é rodízio, servem rapidamente os pratos, incluindo as iguarias que pedimos para repetir.
Cardápio: funciona no sistema de rodízio, com os clássicos da culinária árabe, feitos à maneira libanesa.
O que bebi: uma lata de 350 ml de Schweppes Citrus.

O que comi: o rodízio de comida árabe. O garçom começou servindo os pratos frios e alguns salgados. A coalhada seca (labne) é sensacional, uma das melhores que já comi. Tem a consistência mais espessa, com sabor azedo na medida correta. Gosto de comer pura ou acompanhando uma kafta. Babaganuche (pasta de berinjela defumada) tinha um sabor de fumaça bem acentuado, mas perfeito no paladar quando em um pedaço do pão árabe, feito na casa e que também é servido no rodízio. Não gosto de quibe cru, mas o do Manara é vistoso, bem vermelho, mostrando todo o frescor da carne. E o homus (ou hummus) é outra pasta de comer rezando de tão boa. Ainda no quesito comidinha fria, foi servido um tabule, que tem pouco trigo e muita salsinha, temperado com limão e muito refrescante. O falafel servido com um molho de gergelim é mais um prato digno de nota e de se repetir. Rabanete cru, cebola crua e hortelã fresquinho também chegaram à mesa, assim como quibe frito, sequinho, lisinho, delicioso. Os charutos vem um duas formas: com folha de parreira e com repolho. Prefiro disparado o feito com as folhas escuras verdinhas e brilhantes da parreira. Esfirras com massa folhada e massa normal recheadas de carne e de acelga completaram a primeira rodada. O salgado quente, típico do Líbano, chamado lahm bi ajim, é uma das estrelas do rodízio. É feito com recheio de carne moída bem temperada servida dentro de uma massa parecida com o pão árabe, mas bem mais leve no paladar. Servido quente é certeza de repetições durante a refeição. A kafta é outro ponto alto do rodízio. Sempre quentinha, compacta, mas macia, com tempero agradável e gosto de quero mais. Quando os pratos quentes foram colocados na mesa, eu já estava super satisfeito, mas não resisti ao aroma agradável que vinha do mjadra, o arroz com lentilha e muita cebola frita por cima. A cebola é tão boa que deu vontade de pedir somente uma porção dela, sozinha, sem acompanhar nada, mas não o fiz porque seria um desperdício. Nem provei a abobrinha recheada e o arroz de cordeiro que também foram servidos.
Valor total da conta: R$ 159,83, incluído o serviço, sem bebida alcoólica. Conta paga com cartão de crédito.
Minha nota: 8.

2 comentários:

  1. Eu adoro comida árabe e já faço algumas razoavelmente bem. Em Bh prefiro o Vila Árabe,da rua Pernambuco, e em Buenos Aires,o Sarkis,em Palermo.Quanto ao charuto eu prefiro o de repolho e, em casa, adoramos o quibe cru feito com pimenta síria,hortelã e regado abundantemente com azeite de qualidade.Eu compro a pimenta importada,no mercado central.Indo à Brasília vou conhecer o Manara!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica de BH. Também conheço o Sarkis em Buenos Aires e gostei. Vou voltar em breve. Abraços.

      Excluir