quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A FAVORITA

A experiência: descobri o Passaporte Gastrô e já comprei o meu por R$ 59,90. Nele há vouchers para usar nos restaurantes participantes. Respeitadas as restrições de dias, horários e outras mais específicas de cada estabelecimento, para cada prato individual que o cliente pedir, ele ganha outro de igual ou menor valor. Para quem saí muito para comer como eu e meu companheiro, vale a pena. A validade desta edição do passaporte começou em 01/12/2016 e termina em 31/05/2017. As noites de terça e de quarta-feira são as que oferecem mais opções. Fomos ao A Favorita em uma quarta-feira para jantar, um dos mais prestigiados restaurantes de BH, onde utilizamos o passaporte. Foi o quarto restaurante que fomos com o passaporte nesta temporada. Chegamos pouco antes de 21 horas. Foi fácil estacionar no quarteirão onde ele fica. Não estava cheio. Resolvemos ficar na varanda, um ambiente com menos luz e bem mais informal. Uma gigantesca lousa na parede indicava as opções do dia. O garçom logo nos deu as cartas de bebidas. Em um display na mesa, vimos que havia uma promoção do gim Tanqueray. Pedindo dois drinques de três listados, você só pagava R$ 30,00. Escolhi o Tanqueray & Tonic (gin, água tônica, limão siciliano e alecrim), enquanto meu companheiro pediu o Tanqueray Ultimate Tonic (gin, água tônica, laranja, morango, mel e gengibre). Para acompanhar, bebi apenas água mineral com gás Prata (R$ 7,00). O drinque chegou logo. tinha linda apresentação, servido em taça de boca larga, soltava um leve aroma de alecrim e limão. Estava refrescante e era suave, sem aquele gosto de perfume tão costumeiro do gim. Outro garçom nos apresentou o cardápio e relatou as mesmas opções do dia, explicando cada prato de maneira minuciosa. Para abrir o apetite, pedimos uma entrada para compartilhar, o salteado de shitake e alho-poró ao creme de pecorino trufado (R$ 44,00). Prato perfumado, potente. Ideal para comer acompanhado de torradinhas, uma sugestão do garçom. Pedimos um cesto (R$ 11,00). Sabor forte, mas não estava enjoativo. A torrada, recém saída do forno, foi providencial para amenizar tanto sabor com personalidade, como o pecorino, a trufa e o alho-poró. Delícia demais. Em seguida, o prato principal. Elegi uma das opções do dia: papardelle com ragu de pato e cogumelos frescos (R$ 88,00), enquanto meu companheiro, também dentro das opções do dia, escolheu o cordeiro em duas cocções ao molho de queijo e alho confit (R$ 88,00). Meu prato era bem servido, com muita carne de pato desfiada. Sabor bem potente, não me deixou louco de amores, mas estava bem feito. Meu companheiro provou a massa e disse que estava com leve gosto de farinha, mas eu não senti, talvez por causa da quantidade de molho escuro e espesso que acompanhava o papardelle. Por fim, dividimos uma sobremesa, um crocante de amêndoas com figos e creme de mascarpone (R$ 26,00). Texturas distintas em uma bela harmonização. O figo maduro em compota casou muito bem com a leveza do mascarpone, enquanto a crocância ficava por conta do fino biscoito de massa de amêndoas. Terminamos com um café espresso, no meu caso, um descafeinado da Nespresso (R$ 7,00).
Restaurante: A Favorita
Endereço: Rua Santa Catarina, 1.235, Lourdes, Belo Horizonte, MG.
Telefone: +55 31 3275 2352
Web: http://www.afavorita.com.br/
Data: 25/01/2017, quarta-feira, jantar.
Valor total da conta: R$ 257,00; para cinco pessoas, incluído o serviço (no preço não consta o valor de R$ 88,00, referente a um dos pratos principais, pois utilizamos o Passaporte Gastrô). Conta paga com cartão de crédito.
Minha nota: 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário