quinta-feira, 18 de agosto de 2016

HOCCA BAR - MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Tem lugares ícones de uma cidade cuja visita é praticamente obrigatória quando se trata de turismo, especialmente quando o lugar é ligado à gastronomia e o turista é um amante da culinária. Assim, em
São Paulo uma passada no famoso Mercado Municipal é parada certa em roteiro gastronômico da capital paulista. Todas as vezes que viajo a São Paulo com alguém que não a conhece, coloco o mercadão no roteiro de viagem, mesmo não sendo muito fã da comida que lá é vendida. Gosto mais de passear pelas barracas e lojas para apreciar e comprar produtos culinários, provar frutas exóticas e sentir os deliciosos aromas dos condimentos. Cabe registrar aqui que em termos de mercado, prefiro os de Belo Horizonte e de Belém, mas o paulistano está entre os três melhores do Brasil, com certeza. Pois bem, quando meu companheiro viajou comigo pela primeira vez para Sampa, fomos ao mercadão. Nosso objetivo era percorrer os corredores entre as barracas, comprar alguns produtos, e fazer um lanche experimentando os famosos sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau. Era um sábado, dia sempre lotado. Fomos de metrô, descemos na Estação da Sé para caminhar a pé pelo Centro, quando visitamos alguns prédios históricos, como o CCBB, a Igreja da Sé e o Mosteiro São Bento. Depois, passamos pela sempre lotada região da 25 de Março e alcançamos o Mercado Municipal. Cumprimos nosso roteiro à risca. Quando chegou a hora de fazer o lanche, filas e filas em todos os lugares. Escolhi o mais famoso deles, o Hocca Bar, que tem duas unidades no local. Uma fica no mezanino, onde todos os restaurantes têm fila de espera por uma mesa disponível. Na fila, funcionários do Hocca Bar vão passando com porções menores de pastel de bacalhau ou de bolinho de bacalhau. O cliente pede, paga na hora (um funcionário segue na fila com uma máquina para quem quiser pagar com cartão) e forra o estômago, pois a espera pode ser longa. Resolvemos comer na loja que fica no piso térreo, onde não há mesas, mas tão somente alguns poucos bancos altos encostados na bancada do bar. Fila para comprar, fila para esperar o pedido ficar pronto, e esperteza para se sentar nos tais bancos. Como sabia que os carros chefes do Hocca Bar são grandes, pedimos um sanduíche de mortadela com queijo, chamado belíssima, e um pastel de bacalhau, ambos para dividir entre nós dois. Para acompanhar, pedimos duas latas de refrigerante zero. Embora tudo pago de uma única vez, os itens não são entregues juntos. Saindo da fila do pedido, notei que um casal estava terminando de comer um sanduíche sentados na parte da frente do bar. Coloquei-me atrás deles e assim que saíram, sentamos. Logo em seguida, entregaram os refrigerantes. Mais uns dez minutos de espera e o sanduíche chegou. Pedi para o partir em dois pedaços. Era enorme, como sempre. A quantidade de mortadela no recheio era um absurdo. Uma bomba calórica e de colesterol. A impressão que se tem é que havia mais mortadela do que pão. Por falar em pão, ele era fresco, com casca crocante e interior macio. A mortadela foi levemente passada na chapa, junto com o queijo, que chegou derretendo. Muito gorduroso e salgado, fica rapidamente enjoativo no paladar. Mesmo dividindo, não conseguimos terminar de comer. Não porque ficamos saciados, mas porque ficamos enjoados. O pastel de bacalhau custou a chegar. Terminamos de beber o refrigerante e nada. Mas descobri que podia pedir novo refrigerante sem enfrentar a fila novamente.
O pastel também era muito grande, motivo pelo qual pedi para cortá-lo ao meio. Chegou com o recheio saindo fumaça de tão quente. Tinha acabado de sair da gordura. Massa gostosa, mas com muita gordura. Já estávamos com o gosto residual da mortadela na boca. Com a gordura do pastel, ficou difícil comer. Retirei somente o recheio para experimentá-lo. Embora abundante, estava muito seco. Definitivamente não aprecio estes dois ícones da chamada "baixa gastronomia" paulistana.
Restaurante: Hocca Bar
Endereço: Rua da Cantareira, 306, Mercado Municipal, Centro, São Paulo, SP.
Telefone: +55 11 3227 6938
Web: http://www.hoccabar.com.br/index.html
Data: 10/10/2015, domingo, hora do almoço.
Ambiente: bar localizado no piso térreo do mercadão, sem mesas. Há bancos altos ao redor da bancada do bar que não é suficiente para todo mundo se sentar na hora de pico.
Especialidade: lanches, com destaque para o sanduíche de mortadela, o pastel de bacalhau e o bolinho de bacalhau.
Cardápio: sanduíches especiais e pastéis.
Serviço: tumultuado e demorado.
Valor total da conta: R$ 59,75 (lembrando que este valor se refere a outubro de 2015), para duas pessoas, sem bebida alcoólica. Conta paga com cartão de crédito.