domingo, 21 de agosto de 2016

SAINTE MARIE GASTRONOMIA

Em São Paulo, como todos sabem, a gastronomia é sensacional, não importando sabores, preços ou locais. Alguns são mais difíceis de se ir quando não se conhece bem a cidade ou mesmo por causa da logística que se tem que fazer para alcançar determinados endereços. O Sainte Marie Gastronomia é um destes restaurantes. Fica distante para quem fica na região central, é pequeno, não aceita reservas, sempre há fila de espera longa, mas vale a pena o esforço de chegar lá. Tive a oportunidade de ir duas vezes, ambas as vezes de carro com alguém que mora na capital paulista.

Restaurante: Sainte Marie Gastronomia
Endereço: Rua Dom João Batista Costa, 70, Jardim Taboão, São Paulo, SP.
Telefone: +55 11 3501 7552
Web: https://www.facebook.com/Mercizao/
Data: 28/11/2015, sábado, almoço.
Ambiente: fica em uma rua estreita, sem muito movimento, ocupando algumas lojas de uma prédio pequeno. Decoração muito simples, ambiente familiar. Na loja principal está um balcão refrigerado com as linguiças de cordeiro produzidas pelo proprietário, o simpático chef libanês Stephan Kawijian. Ficamos em uma mesa para cinco pessoas na loja mais à direita, em local próximo à porta, que é bem ampla, o que garante uma boa ventilação.
Especialidade: cozinha árabe.
Cardápio: clássicos da culinária árabe e alguns pratos com assinatura do chef.
Serviço: demorado, mas muito simpático. A simpatia do chef, que vai em todas as mesas, ajuda a tirar os pedidos, suplanta a demora na entrega dos pratos. Ficamos por um bom tempo em pé do lado de fora do restaurante esperando uma mesa para cinco pessoas. Neste tempo, alguns de meu grupo comeram esfirras, que são simplesmente divinas.
O que bebi: Coca Cola Zero e água mineral com gás.
O que comi: dividimos todos os pratos que pedimos, pois eles são abundantes, bem servidos e com visual atraente.

Homus tahine: pasta de grão de bico muito bem temperada, servida em formato redondo com alguns grãos do grão de bico enfeitando a parte de cima. Acompanhou pão árabe feito na casa, macio e fresquinho. Um clássico. Ótima entrada.
Merguez: linguiça de cordeiro perfumada recheada com pistache acompanhada por dois ovos fritos, além de muita cebola frita. Prato aromático, cujo cheiro nos convidava a rapidamente degustá-lo. Linguiça deliciosa, com tempero marcante com a crocância do pistache. A cebola era sensacional, sequinha, levemente crocante, casava bem com o ovo frito, que estava muito bem preparado.
Kibe montado: uma invenção do chef que é servida em todas as mesas. Tem mais de um tamanho. Pedimos um tamanho adequado para cinco pessoas. O visual é ótimo. Parece uma torre circular, que ao ser partida, vai tombando, como se fosse a fotogênica Torre de Pisa. São várias camadas de quibe e de outras iguarias árabes montadas uma por cima da outra. Quibe cru, quibe assado, tabule, coalhada seca, cebola frita e broto de feijão eram as nossas camadas. Prato bem servido, delicioso, sacia a fome de qualquer glutão.
Paleta de cordeiro assada: servida em uma vasilha grande, veio acompanhada por mejadara, o famoso arroz árabe, aquele que vem com lentilhas, no caso lentilhas vermelhas, e cebola frita. Confesso que quando este prato chegou, já estava satisfeito. Apenas experimentei um pouquinho do cordeiro, que estava com cocção muito boa, soltando facilmente do osso, mas não apreciei o tempero. Achei um pouco salgado.






Valor total da conta: R$ 470,00, para cinco pessoas, incluído o serviço e bebidas alcoólicas. Conta paga com cartão de crédito.
Minha nota: 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário