segunda-feira, 22 de agosto de 2016

OBÁ

Era domingo chuvoso em São Paulo. Dia de voltar para Brasília. Decidimos não ir muito longe do hotel em que estávamos hospedados. Descemos meio sem rumo pela rua Melo Alves quando a chuva apertou. Por sorte estávamos bem perto do Obá Restaurante, onde eu já tinha almoçado uma vez. Ali entramos. Além do cardápio normal da casa, havia um festival gastronômico baseado na culinária tailandesa. O restaurante sempre promove festivais culinários. É bom ficar de olho na sua programação.

Restaurante: Obá Restaurante
Endereço: Rua Melo Alves, 205, Cerqueira César, São Paulo, SP.
Telefone: +55 11 3086 4774
Web: http://www.obarestaurante.com.br/
Data: 29/11/2015, domingo, almoço.
Ambiente: fica em um sobrado, com vários ambientes. Decoração com cores vivas, remetendo à cultura e às culinárias praticadas na casa, a mexicana, a brasileira, a tailandesa e a indiana. Ficamos em uma mesa na varanda, bem ao fundo, que estava devidamente protegida da chuva neste dia.
Especialidade: cozinhas de México, Brasil, Índia e Tailândia.
Cardápio: opções de entradas, principais e sobremesas inspiradas na culinária praticada pelos quatro países citados anteriormente.
Serviço: mesmo estando em uma mesa de "difícil" acesso, o serviço foi muito bom, com atendimento preciso, cordial e eficiente. Pratos demoraram um pouco a chegar na mesa, mesmo com o restaurante estando parcialmente ocupado.

O que bebi: uma caipirinha com três frutas cítricas: tangerina, lima da pérsia e limão cravo. Feita com cachaça Nega Fulô. Doce e ácida ao mesmo tempo. Refrescante no paladar. Também pedi água mineral com gás.
O que comi: dividimos uma entrada. Em seguida, pedi um prato principal e uma sobremesa.
Entrada: pastéis fritos recheados com carne de porco e amendoim. Entrada do festival tailandês, veio servida em um recipiente rústico forrado com uma folha de bananeira. Visual feio. Massa distinta de nosso pastel, mais seca, sem aquelas bolhas de ar. Recheio saboroso. O amendoim fez toda a diferença.
Prato principal: moqueca da Jôse de Boipeba. Um dos clássicos do cardápio. O prato tinha bela apresentação e era muito aromático. A moqueca veio servida em um bowl dentro de um prato, no qual estavam seus acompanhamentos: arroz branco e farofa de dendê. A moqueca era de camarão e banana com leite de coco, o que lhe garantiu um sabor mais adocicado. Misturada com a farofa de dendê, com seu sabor característico, ficou uma combinação atraente para o paladar. Gostei muito.
Sobremesa: escolhi entre as opções do festival tailandês. Arroz doce servido como se serve nas ruas da Tailândia, em folha de bananeira, acompanhado de pudim de coco. Visual horroroso. Quanto ao sabor, carecia algo que chamasse a atenção. Tanto o arroz doce, totalmente diferente do brasileiro, quanto o pudim de coco, em consistência muito mole, não me agradaram.





Valor total da conta: R$ 288,75, para duas pessoas, incluído o serviço e bebidas alcoólicas. Conta paga com cartão de crédito.
Minha nota: 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário