sexta-feira, 26 de agosto de 2016

MANZUÁ - PONTÃO DO LAGO SUL

Quando um amigo de Buenos Aires veio nos visitar, não tivemos dúvidas em levá-lo para apreciar uma comida bem brasileira. Fomos ao agradável Pontão do Lago Sul, onde é fácil estacionar na hora do almoço, e se pode almoçar apreciando o visual do Lago Paranoá.

Restaurante: Manzuá
Endereço: SHIS QL 10, Pontão do Lago Sul, Brasília, DF.
Telefone: +55 61 3364 6090
Web: http://manzua.com.br/
Data: 18/02/2016, quinta-feira, almoço.
Ambiente: tem estrutura de madeira e palha no teto, o que lhe confere um ar rústico. Bandeiras de diversos países ornam sua entrada. Os melhores lugares para apreciar a vista estão em ambiente sem ar condicionado. Preferimos nos sentar em mesa no salão interno, em local climatizado, mas com vista para o lago. 
Especialidade: culinária baiana, com ênfase nas moquecas.
Cardápio: moquecas, ensopados e sinfonias marítimas dão o tom do menu. Sobremesas baianas também estão presentes no cardápio.
Serviço: distante, sem muita vontade, mas não chegou a atrapalhar nosso almoço. Os pratos chegaram em tempo razoável à mesa.
O que bebi: uma lata de 350 ml de Coca Cola Zero.
O que comi: pedimos uma porção de mini acarajés como entrada, já que o cheiro que sentimos ao entrar no restaurante aguçou nosso paladar. Vieram quatro pequenas unidades acompanhadas por vatapá, cebola picadinha e camarão seco. Cada um montava a seu gosto. Os bolinhos foram fritos no dendê, como devem ser, e chegaram com aquela cor dourada que é sua característica. Mas estavam muito secos por dentro, faltava suculência, faltava uma certa umidade. Como os acompanhamentos também não eram com molho, o recheio ajudou na sensação de muita massa na boca.
Depois veio a panela fumegante de uma moqueca completa, chamada de sinfonia marítima, que serve três pessoas conforme indicado no cardápio. Muito aromática e bem temperada com leite de coco e azeite de dendê, veio com abundância de frutos do mar (a tal sinfonia marítima do seu nome): peixe, camarão, lagosta, mexilhão, polvo, lula, sururu e siri mole. Os acompanhamentos foram pirão de peixe, que achei muito aguado, faltava mais farinha na sua composição; arroz branco, totalmente sem graça no paladar; e farofa de dendê, que estava crocante e bem gostosa.
Valor total da conta: o amigo argentino fez questão de nos oferecer o almoço, assim, fiquei sem saber o total da conta, que foi paga em dinheiro.
Minha nota: 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário