quarta-feira, 8 de junho de 2016

EL CUARTITO

Buenos Aires tem uma pizzaria em cada esquina. A oferta é enorme e há pizzas para todos os gostos e bolsos. Nítida influência de uma enorme colônia italiana que se instalou na Argentina no período das grandes guerras mundiais. Algumas destas pizzarias são clássicas, têm mais de meio século de existência e continuam praticando suas receitas sem invencionices, o que explica o sucesso geração após geração. É o caso da Pizzaria El Cuartito, na qual já fui três vezes nos últimos doze meses. Diferentemente das pizzarias brasileiras, as argentinas abrem para almoço com todas as suas pizzas do cardápio. A seguir, um pouco da minha experiência na última vez em que lá estive.



Restaurante: El Cuartito
Endereço: Calle Talcahuano, 937, Buenos Aires, Argentina .
Telefone: +54 11 4816 1758
Wi-fi: disponível para os clientes mediante senha indicada no cardápio.
Data: 20/05/2016, sexta-feira.
Horário: final da tarde, de 17:30 às 18:15 horas.
Mesa: localizada no salão da direita de quem entra, com vista para a rua, para duas pessoas.
Ambiente: a pizzaria tem três salões: o maior deles, mais iluminado, com as paredes revestidas de azulejos brancos e cartazes de clube de futebol, está à esquerda de quem entra; um central, menor, onde está o balcão no qual os mais apressados comem empanadas e fatias de pizzas em pé; e o salão da direita, sempre o primeiro a encher, com muitas fotos e flâmulas de times de futebol enfeitando as paredes. O aspecto é de coisa antiga, que há muito não se mexe, meio decadente, e isto dá um certo charme ao local. Afinal, ela faz sucesso desde 1934! Muitos locais a frequentam para beber cerveja, bater um bom papo e falar de futebol e política.
Especialidade: pizzaria, mas com as onipresentes empanadas no cardápio.
Serviço: não aceita reservas e as filas sempre são grandes, especialmente na hora do almoço ou após 20 horas. Lembra o serviço de boteco, com garçons com cara fechada e outros sorridentes e simpáticos, mas todos têm boa vontade de atender as mesas. Como é uma pizzaria, quando você menos espera, seu pedido já está quente em sua frente.
Cardápio: são 29 recheios distintos de pizzas, todas elas vendidas em dois tamanhos - grande e pequena. Nove sabores também são vendidos em fatias. Além das pizzas, há bruscheta, faina, dez sabores de empanadas assadas e um sabor frito.


O que bebi: uma garrafa de 350 ml de Paso de los Toros ($ 70), um refrigerante sabor pomelo que pertence à Pepsi. É amargo e doce ao mesmo tempo. Mata a sede, refresca e deixa um sabor que pede comida na boca.


O que comi: comecei com uma empanada humita ($ 24). Era recheada com milho verde, cebola e molho bechamel. Veio em formato redondo, lembrando um empadão goiano. A massa tinha um aroma agradável, mas o recheio não me agradou. Estava seco e o milho duro.


Em seguida, compartilhei com meu companheiro uma pizza pequena de mozzarella, jamón y morrones ($ 155). A pizza veio servida em uma frigideira do tamanho de um prato, dividida em seis pedaços. Sua massa era bem grossa, bem ao estilo das pizzas napolitanas, e tinha um excelente aroma. O recheio era de mussarela, presunto e pimentão vermelho. Embora grossa, a massa era muito leve, bem aerada. Gostei, mas a primeira vez que lá estive, comi bem melhor, quando experimentei um clássico local: a pizza fugazzeta (cebola, muita cebola, e mussarela).



Valor total da conta: $ 300, para duas pessoas, incluído o serviço, sem bebida alcoólica.
Minha nota: 7.






Nenhum comentário:

Postar um comentário