segunda-feira, 6 de junho de 2016

ámaZ


Conheci em dezembro de 2015 o restaurante Malabar do chef Pedro Miguel Schiaffino. Naquela oportunidade, fiquei sabendo que ele tinha outro restaurante no qual explorava a diversidade de produtos da Amazônia, o ámaZ. Imediatamente, o coloquei em minha lista de restaurantes a conhecer, o que ocorreu em abril de 2016.


Restaurante: ámaZ
Endereço: Avenida La Paz 1079, Miraflores, Lima, Peru
Telefone: +51 1 221 9393
Website: ámaZ
Wi-fi: disponível para os clientes mediante senha fornecida pelos garçons.
Data: 16/04/2016, sábado.
Horário: almoço (14:10 às 15:50 horas).
Mesa: localizada no salão do fundo protegida por uma espécie de cesto amazônico de pescar, para duas pessoas.
Ambiente: possui dois ambientes. O primeiro, onde também está o bar, é mais claro, jovial, com cores vivas e réplicas de animais amazônicos na decoração. O segundo é um salão mais escuro, mais intimista, também decorado com motivos amazônicos. As mesas encostadas na parede são mais reservadas, pois tem um tipo de aparato que parece um cesto de pescar usado pela população ribeirinha.
Especialidade: culinária contemporânea que utiliza a diversidade biológica da Amazônia.
Serviço: muito bom. O garçom foi atencioso todo o tempo, explicando cada item do extenso cardápio, pois havia muitos nomes estranhos ao vocabulário português e espanhol de rotina, já que se tratavam de produtos naturais da região Amazônica. Os pratos chegaram à mesa em tempo adequado entre um e outro.
Cardápio: extenso, com muitas opções para petiscar. Todos os itens podem ser pedidos em porção completa ou meia porção, inclusive o menu degustação (fato que só soubemos após terminado o almoço, pois neste item específico não havia tal informação no cardápio).


O que bebi: drinque mala - mora (s/. 30) - um refrescante drinque feito com tequila Cazadores blanco, mora, naranja agria, toronja rosada, y miel amazónica. É amargo na medida certa. Muito bom. Ao final, uma xícara de café espresso (s/. 8).

O que comi: aproveitamos que tudo poderia ser pedido em meia porção para experimentar vários pratos, sempre compartindo entre nós dois. Fizemos todo o pedido de uma só vez.


1/2 causita pituca (s/. 35) - o primeiro prato a chegar à mesa. Vieram duas unidades de uma versão moderna de famoso prato da culinária local, a causa peruana. No lugar da batata, a massa da causa leva pituca (cará), o que confere ao prato um sabor levemente adocicado. Os camarões são pescados em Tarapoto, uma cidade peruana da região Amazônica. Portanto, são fluviais, com carne macia e adocicada. A maionese de tapioca que acompanhava a causa era sensacional, garantindo o contraste de sabor entre o doce e o salgado.


1/2 pacamoto de camarones tarapotinos (s/. 45) - este foi uma escolha minha, a partir de sugestão do garçom. Veio servido em um bambu grande, cujo aroma ao ser destapado dominou nossa mesa, aguçando nosso paladar. Tratava-se de um ceviche quente de camarões de rio assados na brasa dentro do bambu, com laranja agria, cocona (uma espécie de tubérculo que lembra o inhame) e tomate. Inusitado e ousado. Quente, picante, com muito sabor. A boca ficou ardendo muito. Não é para qualquer paladar.


1/2 atum apasionado (s/. 35) - escolha de meu companheiro. Também um ceviche feito com atum fresco, mel, leche de tigre, abacate e pallantas. Ótima textura, sabor doce e ácido ao mesmo tempo. Pena que a 1/2 porção, neste caso, foi diminuta.


1/2 arroz con chorizos y ucayalinos (s/. 28) - arroz salteado com linguiça, verduras e feijão da região de Ucayali. Lembra o arroz chaufa, mas é menos molhado e tem feijão. O tempero era o ponto forte do prato, com a onipresente erva huacatay. Perfeito para acompanhar a costela de porco defumada e o salteado de peixe que chegaram juntamente com este prato.
1/2 costillas ahumadas (s/. 35) - costelas suínas defumadas na parrilha com molho de amendoim e seu próprio caldo. A carne se soltava do osso com um simples uso do garfo. Tenra, suculenta, bem temperada, mas com forte sabor defumado, o que não aprecio muito.
1/2 doncella casho (s/. 40) - salteado de peixe de rio com castanha de caju e cogumelos. Cogumelos tenros, com muito sabor, o que mascarou um pouco a delicadeza do pescado.

Com tanta, comida, não foi possível provar nenhuma sobremesa.

Valor total da conta: s./ 291, para duas pessoas, já incluído o serviço.
Minha nota: 8.





Nenhum comentário:

Postar um comentário