domingo, 1 de maio de 2016

A MARISQUEIRA

Em minhas estadias no Rio de Janeiro, sempre passava de táxi ou de ônibus na porta de um restaurante em Copacabana cujo toldo verde me chamava a atenção, mas nunca parei na porta para ver o cardápio. Pelo nome, A Marisqueira, sabia que seu forte seriam os frutos do mar e pescados. Em 2016, hospedado em um hotel no mesmo bairro, resolvi que era hora de experimentar a comida do restaurante. Era um domingo, perto de 14:30 horas. Não havia muita gente. Pedimos uma mesa para dois e o garçom nos disse para sentarmos onde preferíssemos. Escolhemos uma mesa encostada na parede, mais ou menos no meio do salão principal. A Marisqueira é um restaurante tradicionalíssimo no Rio de Janeiro. Só em Copacabana já funciona há mais de cinco décadas, mantendo, por isso mesmo, uma clientela cativa. Especializado em peixes e frutos do mar, tem forte influência da culinária portuguesa. É comandado pelo mesmo chef desde a fundação da casa, o senhor Joaquim Soares de Almeida. A decoração é antiga, sem atualização, com azulejos daqueles de revestir cozinhas e banheiros das casas de nossos avós. Mas o que importa não é a casca, mas sim o conteúdo. E neste quesito, ou seja, a comida, ela é muito boa. O cardápio é imenso. Dá até preguiça de ler tudo. São muitas opções de entradas e petiscos.

Escolhemos o tradicional bolinho de bacalhau para petiscar, porção com seis unidades. Demorou um pouco para chegar à mesa pois, segundo o garçom que nos servia, a massa dos bolinhos sempre é preparada na hora. Chegaram à mesa quentes, dourados e secos, sem pingar óleo. Para meu gosto, tinha muita batata na massa, mas não fez feio no paladar. Dois bolinhos vieram com espinhas do bacalhau, o que requer cuidado ao mastigar.


As opções de prato de fundo também são muitas. Alguns dos itens estão identificados como sendo para duas pessoas. Seguimos a recomendação do garçom, que, aliás, nos serviu muito bem. Pedimos o bacalhau frito a Mário Soares, o carro chefe da casa. Não nos arrependemos. Prato farto, com aroma agradável e um sabor delicioso. São duas postas de bacalhau fritas ao alho no azeite de oliva, com uma crosta crocante e dourada, devido à fina camada de farinha de trigo. O peixe é servido com alho frito picadinho, cebola, pimentão verde e batatas bolinha cozidas, a conhecida receita de batata calabresa. As batatas tinham um sabor inigualável. Macias por dentro, quase derretiam na boca. Elas absorveram bem os ingredientes que compõem o prato. O bacalhau estava macio, saboroso, suculento. Deu vontade de pedir pedaços de pão para molhar no azeite. Não queria deixar nada na vasilha. Comemos tanto que tivemos que recusar a sobremesa. Deixamos para uma outra oportunidade experimentar os doces tradicionais da terrinha, como o pastel de santa clara e o pastel de belém, ou pastel de natas. Pedimos um café e a conta, que ficou em R$ 247,00, sem bebida alcoólica. O garçom, antes de irmos embora, nos disse que o arroz de polvo também é muito bom. É desses lugares para voltar mais vezes.

A Marisqueira - Rua Barata Ribeiro, 232, loja A, Copacabana - Tel: +55 21 2547 3920.

Nenhum comentário:

Postar um comentário