sexta-feira, 27 de maio de 2016

LA BOULANGERIE DE PARIS

Um amigo, quando soube que eu iria a Machu Picchu em abril, fez uma indicação de local para fazer um bom lanche: uma padaria/café chamada La Boulangerie de Paris. O nome não deixa nenhuma dúvida que se trata de uma padaria/confeitaria francesa encravada no pequeno povoado de Aguas Calientes, ponto de saída para quem vai conhecer as ruínas de Machu Picchu. Dormimos uma noite neste povoado. É bem pequeno e há muitas pizzarias e cafés. Da porta de nosso hotel, vimos a placa da padaria. Ficava a poucos metros de distância de onde estávamos. Depois de comprar os bilhetes de ônibus que nos levaria à entrada do parque onde ficam as famosas ruínas, resolvemos dar uma volta para conhecer o povoado. Rapidamente se faz tudo, incluindo compras de lembrancinhas para familiares e amigos. Tínhamos reserva para jantar em um restaurante também indicado por amigos, mas era muito cedo. Sem muito o que fazer, resolvemos tomar um café na padaria. Havia alguns estrangeiros, a maioria de língua francesa, sentados nas mesas espalhadas pelo salão em frente à vitrine de sobremesas. Ficamos em uma destas mesas. O wi-fi ali era melhor do que de nosso hotel. Pedimos um café cortado (s/. 8), uma Coca Cola Zero (s/. 4,50) e uma tortinha opéra (s/. 14,50) para compartir, pois ela estava muito vistosa na vitrine. Atendimento cordial, simpático. Uma das atendentes conversou conosco por muito tempo. O proprietário, um francês de meia idade, chegou, fez uma piadinha com a gente e nos ofereceu duas xícaras de café amaricano como cortesia. A torta doce estava bem feita, com o sabor do café bem pronunciado. Valor da conta para duas pessoas, incluído o serviço: s/. 30. Gostamos tanto do local que voltamos no dia seguinte, após duas horas de caminhada nas ruínas. A fome era grande, pois levantamos muito cedo, cerca de 5:30 horas e não fizemos uma boa refeição no café da manhã. La Boulangerie de Paris  era o lugar ideal para um reforçado café da manhã e para passar o tempo até a hora de nosso embarque no trem de volta a Cusco. Entramos na padaria por volta de 09:45 horas. Estava mais cheia que no dia anterior. O dono tomava um café com amigos franceses na pequena varanda e nos reconheceu quando entramos, nos saudando entusiasticamente. Fomos diretamente para a vitrine dos pães e sanduíches. Escolhemos dois deles. Todos são muito grandes, uma verdadeira refeição. Vimos que vários turistas compravam os sanduíches para levar. A atendente nos perguntou se era para esquentar os sanduíches e se queríamos que partisse ambos ao meio. Nossa opção foi por sanduíche quente e partido ao meio. Cada um comeria uma metade. Para beber, cappuccino. Esperamos nosso pedido chegar uns quinze minutos. Os sanduíches eram um croque monsieur (s/. 11,50) e um de frango com queijo (s/. 14,50). Os dois, como já escrevi, eram bem servidos, com muito recheio. Quentes, estavam ótimos. Ficamos por mais de duas horas no local. Acompanhando os sanduíches duas xícaras grandes de café com leite (s/. 7,50 cada). Ainda bebi uma garrafa (300 ml) de Coca Cola Zero (s/. 4,50) antes de pagar a conta, que ficou em s/. 50, incluído o serviço. Super recomendo o café La Boulangerie de Paris para quem visita Machu Picchu.

La Boulangerie de Paris - Sinchi Rocca, s/nº - Machu Picchu Pueblo (Aguas Calientes), distrito de Cusco, Peru. Telefone: +51 84 211 398. Wi-fi disponível para clientes mediante senha fornecida pelas garçonetes.