quarta-feira, 25 de maio de 2016

DON MARCELO

Nossas primeiras horas em Cusco, Peru, em abril de 2016, foram terríveis por causa dos efeitos da altitude em nossos corpos. Eu estava acelerado, cansado e com muita vontade de dormir, mas tinha fome. Saímos para procurar um restaurante na Plaza de Armas. Foi difícil chegar até lá, mesmo sendo uma caminhada de meros trezentos metros a partir do hotel em que estávamos hospedados. Sinceramente não procuramos muito. entramos no primeiro que vimos movimento. Restaurante Don Marcelo. Estava cheio. sua especialidade são os clássicos pratos peruanos, mas também serve pizza e massas. É simples e não é caro, especialmente se compararmos com os preços praticados em outros restaurantes da cidade. Havia poucos lugares vazios. Ficamos em uma apertada mesa ao lado do balcão do bar. O serviço é ruim, com garçons mal humorados. Para beber, pedimos um copo da refrescante chicha morada (s/. 6), que estava muito doce, e água sem gás San Luis (s/. 5).

Como entrada, compartimos uma palta a la reina (s/. 16). Antes de chegar este prato, colocaram um cesto de pão na nossa mesa. Era seco, sem sabor. A entrada é bem servida, ideal para dividir entre duas pessoas. Trata-se de meio abacate coberto com uma maionese de frango desfiado e ervilhas com muito queijo ralado por cima. Acompanha folhas de alface e rodelas de tomate. Mistura inusitada de abacate, frango e maionese que, a princípio, soou estranho no paladar, mas logo o sabor se faz presente de forma leve e agradável, por incrível que pareça. Tirei a maior parte do queijo ralado que veio por cima da maionese, pois achei em quantidade demasiada.

Em seguida, chegaram os pratos principais que pedimos:
01) Milanesa de pollo a la napolitana (s/. 27) - pedido de meu companheiro. Era um filé de frango à milanesa frito, servido com molho de tomate e queijo, além de arroz branco e legumes cozidos. É bem servido, mas não experimentei.
2) Lomo saltado (s/. 31) - meu pedido. É um dos pratos mais típicos da culinária peruana. Bem servido, mas com uma apresentação muito feia, parecia um PF mal arrumado. Trata-se de filé mignon cortado em tiras, salteado com tomate, cebola e ervilha, acompanhado batatas fritas e arroz branco. A carne estava macia, bem temperada e abundante no prato. As batatas estavam grosseiramente cortadas. Pareciam velhas, pois estavam murchas. Para mim, havia um excesso de batatas.
Com muita dor de cabeça, resolvemos não pedir sobremesa e nem café. Pagamos a conta para duas pessoas no valor total de s/. 90, já incluído o serviço. 





Don Marcelo - Portal Belen, Plaza de Armas, Cusco, Peru. Wi-fi disponível mediante senha fornecida pelo garçom.
Minha nota: 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário