terça-feira, 10 de maio de 2016

HENRIQUE SÁ PESSOA - TIME OUT MERCADO DA RIBEIRA

Estava em Lisboa, Portugal, a trabalho no início de 2016. Todos os dias aproveitava que tinha duas horas de almoço para conferir as muitas opções da área de alimentação do Mercado da Ribeira, que ficou lindo depois de uma repaginada ocorrida em 2014, que o deixou moderno e muito movimentado
O acesso ao local é fácil, tendo uma estação do metrô, Estação Cais do Sodré, praticamente em frente à entrada principal do mercado, que fica na Avenida 24 de Julho, 50.
O Mercado da Ribeira ocupa em um prédio cuja construção é do final do Século XIX. O edifício já impressiona pelo lado de fora, com uma imponente entrada cujo piso tem um mosaico com o símbolo do mercado, um navio, em alusão ao Cais do Sodré e, creio eu, à época de ouro das grandes navegações portuguesas. Na ala central há lojinhas de artesanato da terrinha, além de produtos típicos da chamada economia solidária. À direita estão as bancas de frutas, legumes, verduras, pescados e alimentos em geral, ou seja, o que reconhecemos como um mercado tradicional.
À esquerda, está a grande atração do local. Uma ala tomada por muitos restaurantes, com várias opções de sabores, especialmente os da culinária portuguesa. Não contei, mas não tenho dúvidas de afirmar, que tem pelo menos umas três dezenas de lojas. A maioria delas prontas para saciar fome e curiosidade dos frequentadores. Um prato cheio para gourmets e amantes da gastronomia.
Ao centro da ala estão grandes mesas coletivas, todas de madeira em cor clara, nas quais grupos de amigos, famílias, crianças, casais enamorados, turistas e locais se confraternizavam degustando a boa culinária portuguesa. Além das iguarias locais, há opções de comida japonesa, chinesa, sanduíches, mas o forte é realmente a comida da terrinha. Também há lojas que vendem produtos portugueses, como queijos, embutidos, enlatados, sabonetes, chás, cadernos, imãs de geladeira, aventais, perfumes, e vinhos.
Para os aficionados em alta gastronomia, há um espaço sensacional, a preços justos para pratos que revisitam os grandes pratos da culinária portuguesa. Foi nesta parte que almocei. São cinco lojas de renomados portugueses, todos com restaurantes de prestígio. Em dois dias almocei no mesmo local, o estande do chef Henrique Sá Pessoa, dos restaurantes Alma e Cais da Pedra.
Foi difícil escolher. São muitas tentações. No primeiro dia, escolhi um prato que adoro, bochechas de porco preto acompanhadas por um purê de batatas encimado com couve lombarda levemente passada na frigideira (€ 9,95). Para beber, nada além de uma garrafa de Coca Cola. Carne muito tenra, com cozimento longo, o que a fazia quase desmanchar na boca. As fibras estavam bem preservadas, com ótimo tempero. O purê de batatas estava bem leve, o que facilitou absorver o delicioso molho que vinha das bochechas. A couve era um toque, que não interferiu no sabor final.


bochechas de porco preto

A experiência gastronômica foi tão boa que almocei no mesmo estande dois dias depois, quando escolhi o prato que tive vontade de pedir no primeiro dia, ovo a 64º com purê de batatas trufado, aspargos verdes e presunto cru (€ 8). Uma combinação sensacional. Cada vez gosto mais de pratos nos quais o ovo é a estrela. O purê era mais encorpado do que o do primeiro prato, talvez por causa do azeite trufado que foi nele misturado. Aroma e sabor marcantes, ainda mais se apreciado juntamente com um pedaço do presunto cru, que estava salgadinho no ponto certo. Os aspargos verdes estavam crocantes, frescos, somente cozidas em água quente. Mas realmente a estrela foi o ovo com sua rica gema amarela, mole, que inundou o purê assim que partida. Só de escrever, salivei, lembrando das sensações que tive ao levá-lo à boca.


ovo a 64º com purê de batatas trufado, aspargos verdes e presunto cru

Henrique Sá Pessoa - Time Out Mercado da Ribeira - Avenida 24 de Julho, 50, Cais do Sodré, Lisboa, Portugal. Telefone: + 35 1 913788805. Wi-fi disponível sem senha na área do mercado.
Minha nota: 9. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário