segunda-feira, 30 de maio de 2016

MARIA CATITA


O Maria Catita é um restaurante e empório com bons preços em Lisboa, Portugal. Em janeiro de 2016, fui a um jantar oficial de trabalho em uma noite de segunda-feira. Pouco movimento. Nossa mesa era grande, com 12 pessoas. O menu era fechado para o grupo, mas todos os pratos constam do cardápio normal do Maria Catita. Quando cheguei, muitos já estavam sentados. Azeitonas verdes com bastante alho eram petiscadas. tinham um forte sabor, daqueles que ficam no hálito por muito e muito tempo. Acompanhava vinho branco ou tinto, conforme a escolha de cada um. Pedi uma taça do vinho tinto. Estavam servindo um vinho regional alentejano chamado Caiado, safra 2014, elaborado com as castas aragonez, trincadeira e cabernet sauvignon. Nada demais, vinho simples, para iniciantes. Não quis entrada, pois a quantidade de pão com manteiga, que também estava na mesa, e de azeitonas que comi, já tinha sido o suficiente.

Meu prato principal foi um polvo assado à moda dos Açores. Foi servido em uma vasilha de cerâmica funda, super quente. De acompanhamento, apenas batatas assadas e um molho delicioso, temperado com zimbro. Um naco de pão completou o prato. Polvo macio, com sabor marcante dos ingredientes do molho, especialmente do vinho tinto, da cebola, do azeite e do alho. O zimbro, além de compor o visual do prato, deu um toque diferente no paladar, mas sem agredir e sem tirar a primazia do polvo. O pão foi providencial, pois o usei para sugar o molho do fundo da vasilha. A ideia era não comer sobremesa, mas não resisti quando o garçom ofereceu um pudim de castanha portuguesa. Foi servido um pedaço de bom tamanho, com um pouco de molho de frutas vermelhas. Retirei o molho, pois não me agrada o gosto de morangos. O pudim era consistente e tinha gosto de castanha portuguesa, um dos frutos chamados "secos" que mais aprecio. Adorei a noite.

Maria Catita - Rua dos Bacalhoeiros, 30-A, Sé, Lisboa, Portugal - Telefone: +35 1 21 133 1313. Wi-fi disponível para os clientes mediante senha fornecida pelos garçons.
Minha nota: 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário