quinta-feira, 19 de maio de 2016

BISTRÔ MAC

Fui conhecer o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Era domingo. Fomos de barca, travessia tranquila. Na saída em Niterói, pegamos um táxi para o museu. Nesta hora descobrimos que o MAC, como é conhecido, estava fechado para reforma, sem previsão de reabertura. Para não perder a viagem, resolvemos conhecer a famosa obra de Niemeyer pelo lado de fora. E não nos arrependemos. Além de bonito, a vista que se tem do Rio de Janeiro é sensacional, e tem um restaurante no subsolo que estava funcionando. Era hora do almoço. Decidimos comer ali mesmo. Estava bem cheio, mas havia mesa disponível mais ao fundo, perto da saída da cozinha. Embora no subsolo do museu, o restaurante tem uma vista deslumbrante. Não ficamos perto das pequenas janelas, que emolduram a Baía da Guanabara como pequenos quadros, o que dialoga com a própria essência do local. Mas de onde estávamos, tínhamos perfeita visão não só destes "quadrinhos", mas também de tudo o que ocorria no restaurante. Tínhamos fome, por isso, antes mesmo de ver todo o menu, pedimos uma entrada para compartir. Bolinhos de arroz fritos. O cardápio faz jus ao nome do restaurante, pois é de um autêntico bistrô, não muito extenso, mas abarcando todas as possibilidades de gostos, com opções de entradas, saladas, risotos/massas, peixes, carnes e aves, além das sobremesas. Logo chegaram os bolinhos. A porção tem oito unidades, servidas com um potinho com um molho levemente picante. Achei que faltou um tempo mais na fritura, pois vieram massudos por dentro, mas estavam com sabor. Não comemos tudo. Os garçons pareciam não estar se entendendo. Cada hora um vinha atender nossa mesa. A espera do prato principal foi longa. Um garçom disse que a cozinha estava cheia de pedidos, mas um casal que chegou depois que fizemos nossos pedidos recebeu seus pratos antes dos nossos. Creio que um garçom esqueceu de anotar, e quando questionamos sobre a demora, outro garçom anotou e apressou os cozinheiros.

Para prato de fundo, optei por um filé mignon com molho de cogumelos, acompanhado por um risoto parmeggiano e batatas fritas. Juro que não entendi as batatas. Não estava escrito no menu e não harmonizavam com a proposta mais refinada do prato. O risoto era risoto somente no nome. Tinha cara de um arroz à grega, porém sem óleo, misturado com um arroz colorido chinês. O resultado me agradou. O filé estava bem macio, cozido ao ponto como pedi, e seu molho era consistente, com boa quantidade de cogumelos. Gostei deste prato. Para sobremesa, compartimos uma torta de castanha do pará, com sorvete de leite e calda de manga quente. Sobremesa enorme, ideal para comer a dois ou a três. Tinha mais sorvete do que a própria torta. A massa estava dura, difícil de partir até com faca. Não gostei deste doce. Ficamos sabendo que aos sábados e domingos há um concorrido café da manhã no local. No frigir dos ovos, valeu a experiência, principalmente pelo prato principal.




Bistrô MAC - Subsolo do Museu de Arte Contemporânea - Praia da Boa Viagem, s/nº, Niterói, RJ. Telefone: +55 21 2629 1416. Website: http://www.bistromac.com.br

Minha nota: 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário