sexta-feira, 6 de maio de 2016

SAN TELMO PARRILLA & RESTOBAR

Demorei mais de meio século para conhecer Búzios, famoso balneário do Rio de Janeiro. Fui em um final de semana prolongado. Estava lotadíssimo. Turistas brasileiros e estrangeiros. Entre os estrangeiros, muitos argentinos. E eu estava acompanhado por argentinos também. Não foi surpresa ver muitos restaurantes e bares anunciando comida típica de nossos hermanos, especialmente empanadas e carnes na brasa, ou melhor, feitas na parrilla. Depois de muito tentar sentar em algum restaurante na área mais concorrida da cidade, resolvemos buscar um local mais tranquilo, um pouco mais afastado do centro. Encontramos o San Telmo Parrilla & Restobar, onde jantamos por duas noites seguidas. O restaurante é de propriedade de argentinos e muitos que lá trabalham também são argentinos. Fica em uma casa grande, com mesas espalhadas na ampla varanda frontal, devidamente protegida das intempéries climáticas, e no salão principal, ao fundo, onde também está a cozinha e a parrilla, esta última, bem à vista dos clientes. Há música ao vivo nas noites de sexta-feira e de sábado, com muita MPB no "cardápio". Por causa da música, há cobrança de couvert artístico, devidamente infomardo no cartaz bem grande do lado de fora do restaurante. Nas mesas, muitos latinoamericanos. Sentamos as duas vezes no salão ao fundo, mais distante da música, mas em local que dava para escutar perfeitamente o cantor e ainda assim poder conversar tranquilamente. Para beber, pedimos o que todos estrangeiros amam quando estão em praias brasileiras: caipirinha, a clássica, com cachaça, limão e açúcar. Eram saborosas, bem feitas, com os ingredientes nas dosagens corretas. O cardápio traz os itens mais famosos da culinária argentina: carnes, chorizos, morcillas, mollejas, provoletas, molho chimichurri, chinchulines, milanesas, papas fritas, purê de papas, purê de calabaza.

Na primeira noite, pedimos empanadas de carne de entrada. Massa boa, recheio bem temperado, mas poderia ser mais consistente. Como principal, pedimos uma milanesa para compartir entre duas pessoas. Prato muito consumido na Argentina. Dentre as opções do cardápio, optamos pela milanesa de carne fugazzeta, acompanhada por purê de batata. O prato demorou uma eternidade para chegar. Reclamamos por mais de uma vez sobre a demora e nada. Depois de uma hora e vinte minutos de espera, comendo torradas que a garçonete trouxe para nossa mesa, chegaram os nossos pratos. A milanesa era enorme, super bem servida, quente, com agradável aroma. Cobrindo a milanesa havia uma generosa camada de mussarela, cebola, presunto e cebolinha. Carne macia, fina, com um saboroso empanado. Assim que pagamos a conta, recebemos cartões de visita que indicavam que tínhamos uma caipirinha de cortesia na próxima vez no restaurante. Total da conta para três pessoas, incluído o serviço e o couvert artístico: R$ 126,50.

Como já escrevei, voltamos na noite seguinte. Sentamos no mesmo salão, pedimos nossas cortesias e perguntamos se os pratos demorariam tanto quanto na primeira vez. Garantiram que não. Desta feita não compartilhei meu prato principal com ninguém. Dispensei a entrada, escolhendo direto o prato de fundo, o grand bife, que veio acompanhado de purê de abóbora moranga, arroz branco, batatas fritas, pimentão verde grelhado, provoleta e ovo frito. Depois de quarenta minutos, o prato chegou à mesa. Fumegante, exalando um ótimo aroma. Não gosto de provoleta, pois acho gorduroso e pesado. Os argentinos a comeram de bom grado. A carne não estava tão macia quanto a milanesa da noite anterior, mas estava bem temperada. Dentre os acompanhamentos, só gostei do purê de abóbora: leve, bem temperado, com muito sabor. O ovo frito, iguaria que nunca dispenso, chegou frio à mesa. Total da conta para três pessoas desta segunda noite, incluído o serviço e o couvert artístico: R$ 288,09.
Em ambas as noites, a conclusão foi a mesma: bons preços, pratos razoáveis e serviço ruim.

San Telmo Parrilla & Restobar - Portal da Ferradura - Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 799, Búzios, Rio de Janeiro. Telefone: +55 22 2623 2213. Há wi-fi disponível para os clientes mediante solicitação de senha ao garçom.
Mina nota: 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário