terça-feira, 3 de maio de 2016

GLOUTON


Restaurante inaugurado no início de 2013 em Belo Horizonte, é sensação desde então. O chef Leonardo Paixão pratica uma cozinha moderna, sem esquecer as origens mineiras. Utiliza técnicas francesas para fazer uma leitura muito especial da culinária mineira. O cardápio está em constante alteração, pois ele somente utiliza ingredientes sazonais. Em um passeio pelo site do restaurante, chama a atenção a informação de que o restaurante não utiliza em sua cozinha nenhum utensílio feito de alumínio. Na última vez em que fui ao Glouton foi para jantar com amigos em uma agradável noite de sexta-feira. Sabendo da grande procura, fiz uma reserva, por telefone, com sete dias de antecedência. Localizado em área repleta de restaurantes, é difícil encontrar vaga para estacionar, mas o restaurante oferece serviço de manobrista, cobrado à parte.
O Glouton fica em uma casa que resiste à especulação imobiliária e ainda não cedeu aos edifícios luxuosos que dominam a paisagem do bairro de Lourdes. São três ambientes: do lado de fora, com poucas mesas na calçada, local preferido pelos fumantes, o salão principal, de onde se vê toda a movimentação da cozinha, e um jardim nos fundos da casa, no qual há um teto retrátil. Nossa mesa foi reservada no salão principal. O atendimento dos garçons é muito bom. Todas as dúvidas que tínhamos do cardápio foram rapidamente solucionadas. Quanto ao serviço de vinho, não me agradou o sommelier da casa. Ele fala e ri alto, quer forçar uma intimidade com o cliente e ao servir o vinho, deixou pingar na tolha de mesa por mais de uma vez.
O cardápio é bem interessante, com petiscos que chamam a atenção. Todas as porções que pedimos vieram com sete unidades cada uma. Na dúvida, escolhemos três petiscos para beliscar, enquanto apreciamos um bom vinho tinto, devidamente acompanhado por água com gás.



01) Palmito pupunha assado na chapa com molho de alho, balsâmico e tamarindo. O palmito estava delicioso. Macio, tenro, quase derretia na boca, com um leve gosto de tostado, contrastou legal com o molho de tamarindo, que lhe deu acidez no ponto certo.







02) Pastilhas de queijo canastra com mel. Tem um formato de esfirra, são fritas, mas chegam bem secas à mesa, com uma massa parecida com a usada nos rolinhos de primavera. O recheio de queijo canastra dá personalidade ao salgado, com sabor forte, que fica melhor ainda com a doçura do mel. Deu vontade de pedir mais.









03) Pintxos de polvo a galega. Parece-me um clássico do restaurante, pois vi tal petisco chegar em quase todas as mesas do salão principal. Tenro pedaço de polvo, cozido no ponto correto, sem estar borrachudo, servido espetado em um pedaço de batata cozida com casca, com acentuado sabor de azeite de oliva. Sensacional.







Após os petiscos maravilhosos, chegou meu prato principal: papada de porco braseada e assada, mil-folhas de mandioca e molho de laranja. Que prato sensacional! A carne de porco é muito macia, bem temperada, lembrando pratos de infância. A forma de apresentar a mandioca é diferente, em lâminas finas, bem cozidas e com tempero adequado. Tudo harmonizado com um molho de laranja que traz leveza e uma certa doçura ao prato. Nota dez.




Encantados com os pratos que até então degustamos, chegou a vez da sobremesa. Resolvi seguir a recomendação do garçom, pedindo um doce com um nome chamativo: pão, pão, pão, pão. Tem linda apresentação, talvez a mais bonita do jantar. Trata-se de um rabanada de brioche, acompanhada por um sorvete de pão com manteiga, creme de pão de mel e torrada caramelizada. Sabores distintos de pães em texturas ousadas. O sorvete de pão com manteiga é muito doce e pesado no paladar. O creme de pão de mel traz mais doçura ao prato, mesmo papel exercido pela rabanada de brioche. Não consegui comer tudo por causa do excesso de doce desta sobremesa.


Finalizamos com um bem tirado café espresso. Total da conta para quatro pessoas: R$ 660,00. Pelo que comemos e bebemos, não considerei muito caro.

Glouton - Rua Bárbara Heliodora, 59, Lourdes, Belo Horizonte, MG - Telefone: + 55 31 3292 4237 - website: glouton.com.br
Minha nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário